Os objetivos específicos do Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação foram definidos a partir de áreas de atuação, e, seguem descritos sequencialmente:
Utilizar as tecnologias correntes para o mercado de produção, uso e consultoria de software aplicado a agronomia.
Gerenciar e desenvolver soluções de software em agronomia;
Aplicar e relacionar conceitos de engenharia de software, automação e ciências agrárias;
Criar soluções relacionadas ao impacto ambiental;
Gerenciar o processo de desenvolvimento de sistemas na área de agrocomputação;
Conhecer como avaliar o impacto socioambiental de soluções computacionais no ambiente agrário;
Analisar projetos na área de agronomia utilizando sistemas de análise modernos baseados em simulações computacionais e análise de dados de satélites;
Aplicar agrocomputação para a utilização racional de recursos naturais.
Gerenciar equipes técnicas na área.
Compreender vistoria, perícia, avaliação, emissão de laudos e parecer técnico em sua área de formação.
Com este cenário o Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação busca concretizar as diretrizes curriculares nacionais e possibilitar que o acadêmico possa reconhecer em seu futuro mercado de trabalho as necessidades de cada realidade local e regional.
O Tecnólogo em Agrocomputação capacita o acadêmico a utilizar as tecnologias para o mercado de produção, uso e consultoria de software aplicado a agronomia. Além disso, o formado pode criar soluções relacionadas ao impacto ambiental, analisar projetos na área de agronomia e aplicar agrocomputação para a utilização racional de recursos naturais.
O curso de tecnologia em Agrocomputação capacita o profissional para atuar de forma autônoma ou para trabalhar em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoria técnica e consultoria, além de centros de pesquisa, empresas de tecnologia e organizações do setor agrícola.
Neste contexto, ao se definir o escopo do Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação na modalidade EAD, foram definidos o perfil profissional a ser formado pela UniFatecie e os principais objetivos do curso à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para os Cursos Superiores de Tecnologia, de acordo com a Resolução CNE/ CP no 3, de 18/12/2002.
