Biomedicina na UNIFATECIE

Informações do Curso

O curso de biomedicina a distância da UniFatecie prepara você para atuar no diagnóstico clínico, na pesquisa e no desenvolvimento de medicamentos e vacinas. A graduação proporciona conhecimentos sobre ciências moleculares e morfofuncionais, biotecnologia e outros temas que habilitam o estudante a atuar no estudo da saúde de seres humanos, animais e plantas.


O curso de Biomedicina possibilita aos alunos e futuros profissionais conhecimentos para o exercício de competências e habilidades relacionadas à prevenção, pesquisa e diagnóstico de doenças, através de aulas práticas, estágios supervisionados presenciais e corpo docente qualificado. Durante o curso, o acadêmico terá contato com diversas áreas da biologia e saúde, através de disciplinas como Anatomia Humana, Doenças Infecto-Parasitárias, Fisiologia, Imunologia, Biologia Molecular, Saúde Coletiva e Ambiental.


Depois de formado o profissional pode atuar em laboratórios de análises clínicas, bancos de sangue (análise de produção de hemoderivados), clínicas de estética, clínicas de diagnóstico por imagem, clínicas de reprodução humana, perícia criminal, docência no ensino técnico e superior, saúde pública, análise do meio ambiente, pesquisa científica e biotecnologia. Além das atividades técnicas pertinentes à profissão, também pode exercer o papel de educador, gerando e transmitindo conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.



Cadastro no e-MEC

emec.png

Ementa do Curso

A seguir redigimos algumas informações sobre a estrutura de ensino do curso de Biomedicina para esclarecimento de dúvidas quanto à formação destes alunos:


O curso de Bacharelado em Biomedicina ofertado pelo Centro Universitário UniFatecie foi estruturado sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do cursos de Graduação em Biomedicina (Parecer CNE/CES nº 104/2002, aprovado em 13 de março de 2002 e Resolução CNE/CES n° 2, aprovado em 18 de fevereiro de 2003) fornecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de Biomédicos. Obedecendo a diretriz, o curso foi estruturado fornecer uma formação generalista, crítica e reflexiva, possibilitando que o Biomédico atue em todos os níveis de atenção à saúde (RESOLUÇÃO CNE/CES 2, 18/02/2003).


O aluno será capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade (RESOLUÇÃO CNE/CES 2, 18/02/2003).


O curso superior de Biomedicina na modalidade a distância da UniFatecie apresenta em sua matriz curricular com uma carga horária de 3220 horas, com duração de 40 meses (4 anos). Dentro dessa carga horária terá as disciplinas básicas e específicas, 20% de carga horária destina-se ao estágio curricular,  e conta ainda com trabalho de conclusão de curso (TCC), que é obrigatório e as atividades complementares.


Como a formação em biomedicina é extremamente abrangente e repleta de possibilidades quanto a diversas áreas de atuação, a grade curricular é ampla e exige a apresentação de disciplinas básicas (pré-profissionalizantes) e específicas (profissionalizantes), para tornar o aluno apto a exercer suas devidas responsabilidades técnicas e sociais no que diz respeito à carreira.


As disciplinas básicas ofertadas são de extrema importância para fornecer o alicerce de informações sobre os sistemas biológicos, saúde pública e segurança, e serão aplicadas posteriormente na devida área de atuação. Além disso, o curso também proporciona o conhecimento sobre ética, direitos legais, responsabilidades sociais e profissionais, psicologia, empreendedorismo, entre outras que são extremamente importantes na escolha e preparação das possíveis oportunidades profissionais inerentes à carreira após a vida acadêmica.


As disciplinas básicas ou pré-profissionalizantes ofertadas são as seguintes: Educação à distância: conceitos e ambientação; Formação Sócio Cultural, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Comunicação e Expressão, Biologia Celular e Molecular, PI - Introdução à Profissão, Anatomia Humana Básica, Políticas Públicas em Saúde, Metodologia da Pesquisa, Empreendedorismo, Bases Biológicas Integradas, Anatomia Humana, Biosegurança, Bioestatística, Fisiologia Humana, Microbiologia Básica e Imunologia Bioquímica, Química; Bioquímica; Fisiologia Humana; Físico-Química; Microbiologia Básica e Imunologia; Farmacologia; Biosegurança; Psicologia aplicada a Saúde.


As disciplinas específicas ou profissionalizantes que oferecem o conhecimento necessário para atuação em áreas específicas são as seguintes: Epidemiologia; Parasitologia Clínica; Análises Bromatológicas Patologia Geral; Citopatologia e Urinálise; Hematologia e Hemoterapia; Genética e Biologia Molecular; Bioquímica Clínica; Microbiologia e Micologia Clínica; Imunologia Clínica; Reprodução Humana Assistida e Imagenologia.


O curso também irá proporcionar ao aluno atividades práticas e profissionais nas áreas de disciplinas específicas. Além disso, as horas pré-destinadas à realização do estágio Curricular Supervisionado, oferece a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades e conhecer a realidade do dia-a-dia da profissão que o acadêmico escolheu.


Terão o Estágio Curricular Supervisionado I, Estágio Curricular Supervisionado II, Estágio Curricular Supervisionado III, Estágio Curricular Supervisionado IV, Estágio Curricular Supervisionado V, Estágio Curricular Supervisionado VI e Estágio Curricular Supervisionado II.

1º ANO CH (ha)

Educação a Distância: conceitos e ambientação 100

Formação Sociocultural (NOVA) 100

Sustentabilidade e Responsabilidade Social (NOVA) 100

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 100

BASES BIOLÓGICAS 100

PROJETO INTEGRADOR I 50

POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE 100

ANATOMIA HUMANA BÁSICA 100

METODOLOGIA DA PESQUISA 100

EMPREENDEDORISMO 100

2º ANO CH (ha)

QUÍMICA GERAL 100

SAÚDE COLETIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE 100

FISIOLOGIA HUMANA 100

MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA 100

BIOQUÍMICA 100

PROJETO INTEGRADOR II 50

QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA E QUALITATIVA 100

IMUNOLOGIA BÁSICA 100

BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL 100

PARASITOLOGIA GERAL 100

FARMACOLOGIA 100

3º ANO CH (ha)

PATOLOGIA GERAL E CLÍNICA 100

HEMATOLOGIA CLÍNICA E HEMOTERAPIA 100

BROMATOLOGIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 100

ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS E IMUNOLÓGICAS 100

BIOQUÍMICA CLÍNICA 100

PROJETO INTEGRADOR III 50

MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS 100

CITOPALOGIA E URINÁLISE 100

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA CLINICA 100

4º ANO CH (ha)

PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE 100

ESTÁGIO DE HABILITAÇÃO

ESTÉTICA E SEMIOLOGIA 100


*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.