Design de Interiores na UNIFATECIE

Informações do Curso

O curso superior de Tecnologia em Design de Interiores capacita o  profissional para atuar na pesquisa de tendências, criação e  desenvolvimento de projetos para ambientes internos. Além disso, ele  poderá gerenciar projetos, e desenvolver representações gráficas.

Cadastro no e-MEC

emec.png

Ementa do Curso



A estruturação curricular do curso Tecnólogo em Design de Interiores tem por objetivo a formação do conhecimento técnico-científico articulado aos elementos do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia, pois são componentes do processo formativo.

Sendo assim, as componentes curriculares interligam-se, interagem-se, integram-se e articulam-se permitindo adquirir os saberes científicos e tecnológicos da formação técnica de designer transformando a sociedade em que vivem de maneira responsável, ética, crítica, reflexiva e embasada em valores socioculturais.

Dentro da modalidade do curso EAD serão abordados conceitos, definições, inovações e tendências sobre a Educação online, bem como as formas de acesso e as atividades de estudo e suas avaliações.

No decorrer do curso Tecnólogo em Design de Interiores, estarão presentes os conteúdos como meios e formas de expressão embasadas na representação gráfica, no processo de criação do desenho a mão livre até a sua representação computadorizada, passando pela gestão empreendedora, suas ferramentas, mercado de trabalho e áreas de atuação por exemplo.

Os fundamentos, as teorias, os princípios da comunicação visual, da comunicação formal e da composição do Design são conteúdos estruturantes dentro do curso. Outra ciência que é a essência do Design de Interiores é a Arte. É por meio dela que o homem expressa os conceitos, se manifesta desde os primórdios até a atualidade. E com isso é fundamental o aprendizado da sua história, das (co) relações, das produções, das manifestações, das questões estéticas e das suas percepções ao longo do tempo.

Para atender às necessidades projetuais de interiores, mobiliário, de paisagismo é necessário o conhecimento: dos elementos de estética, dos aspectos funcionais, de dimensionamento, dos fundamentos ergonômicos e visuais dos espaços, de acordo com sua função, visando os princípios de conforto, segurança e bem-estar de todos os usuários.

Outro componente muito importante dentro do curso Tecnólogo em Design de Interiores são os Projetos Integradores (PI), pois não há obrigatoriedade de Trabalho de Conclusão de Curso e os PI atuaram como uma nova forma de integração dos conhecimentos adquiridos durante as aulas, estimulando e contribuindo ainda mais na aprendizagem, no desenvolvimento da criatividade, posturas e comportamentos no meio profissional.

DESIGN DE INTERIORES

1º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL

Mod. 00 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO 100

Mod. 01 FORMAÇÃO SÓCIO CULTURAL 100

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL 100

Mod. 02 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 100

MEIOS DE EXPRESSÃO 100

PI - INTRODUÇÃO À PROFISSÃO E EMPREENDEDORISMO 100

Mod. 03 EXPRESSÃO GRÁFICA E DESENHO UNIVERSAL 100

HISTÓRIA DA ARTE: PRÉ-HISTÓRIA E ARTE GÓTICA 100

Mod. 04 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 100

EMPREENDEDORISMO 100

PI - EMPREENDER 50

2º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL

Mod. 01 CONFORTO AMBIENTAL 100

ERGONOMIA E DESIGN 100

Mod. 02 FUNDAMENTOS DO PAISAGISMO 100

PROJETOS DE INTERIORES 100

PI ESTUDO PROJETO – DESIGN DE INTERIORES 100

Mod. 03 MATERIAIS E PROCESSO DE ACABAMENTO 100

DESIGN CRIATIVO 100

Mod. 04 LINGUAGEM VISUAL E GRÁFICA 100

LUMINOTÉCNICA APLICADA AO PROJETO 100

Observações: As disciplinas a partir da segunda série poderão sofrer alterações de nomenclatura e/ou de módulo.


*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.