Duração:
48 meses
Habilitação:
Educação Especial na UNICV
Início:
2º Sem/2022
Modalidade:
Credenciamento:
Sobre o Curso de
Educação Especial na UNICV
Proposta do Curso
O curso de Educação Especial da UNIFCV é uma Licenciatura de nível superior, que oferece ao aluno a possibilidade de tornar-se um docente ativo na prática do ensino-aprendizagem em turmas regulares da Educação Básica.
Prepara os alunos para as diversas áreas da educação especial/inclusiva, tornando-os aptos para atuar na bidocência com excelência e pró-atividade em sala de aula, prontos para planejar, ministrar, mediar e avaliar o processo de ensino.
O Curso se propõe ao desafio de ressignificar os modelos educacionais atuais, compreendendo o ser humano em sua singularidade, a fim de que todos tenham as mesmas condições de aprendizagem. Prioriza uma abordagem teórica-prática articulada, não apenas com a realidade “escolar”, mas também com o meio social em que está inserido, buscando alternativas de inovação didático-pedagógicas que contribuam para o avanço na construção de conhecimento.
Objetivo Geral
Formar professores para atuar na educação especial pela perspectiva da inclusão escolar em todos os níveis e modalidades da Educação Básica. Enfatizando as singularidades e particularidades das pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual ou múltipla, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Mercado de Trabalho
O egresso do Curso Superior de Licenciatura em Educação Especial da UNIFCV poderá atuar na docência dos serviços de apoio pedagógico especializado (nos diferentes níveis de ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior), nas escolas de ensino regular, oferecidos na sala de recursos ou multifuncionais ou classes especiais, aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, projetos educacionais não escolares, em hospitais, empresas, gestão escolar, educação de jovens e adultos, entidades que oferecem atendimento educacional especializado e no apoio aos professores que atendem alunos com deficiência.
Ementa do Curso
MATRIZ CURRICULAR - VIGENTE A PARTIR DE 01/09/2019
Portaria de Autorização: Reitoria UniFCV Nº 019/2019 de 04/01/2019
Acessibilidade, metodologias ativas e assistivas-100h
Alfabetização e Letramento-100h
Arte no Contexto Escolar-100h
Atendimento Educacional de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação-100h
Atendimento Educacional de Alunos com Deficiência Física-100h
Atendimento Educacional de Alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla-100h
Atendimento Educacional de Alunos com Deficiência Visual-100h
Atendimento Educacional de Alunos com Surdez-100h
Atendimento Educacional de Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento-100h
Comunicação e Expressão-100h
Currículo e Avaliação de Aprendizagem-100h
Didática: Organização do Trabalho Pedagógico-100h
Educação a Distância – Conceitos e Ambientação-100h
Educação Especial e Inclusiva-100h
Estágio Curricular Supervisionado - Prática Pedagógica na Educação Infantil-100h
Estágio Curricular Supervisionado - Ensino Fundamental (Anos Finais)-100h
Estágio Curricular Supervisionado - Ensino Fundamental (Anos Iniciais)-100h
Estágio Curricular Supervisionado - Ensino Fundamental – Gestão-100h
Estrutura e Funcionamento do Ensino-100h
Ética e Responsabilidade Socioambiental-100h
Filosofia da Educação-100h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos-100h
Gênero, Sexualidade e Educação-100h
História da Educação-100h
História da Infância e Multiculturalismo-100h
Língua Brasileira de Sinais - Libras-100h
Literatura Infanto Juvenil-100h
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico-100h
Optativa-100h
Políticas Públicas na Educação Básica-100h
Povo, Cultura e Religião-100h
Psicologia da Educação-100h
Relações Étnico-Raciais e Responsabilidade Social-100h
Sociologia Geral-100h
-
Subtotal da Carga Horária do Curso-3400h
AAC - Atividades Acadêmicas Complementares-100h
Total da Carga Horária do Curso-3500h
-
Optativa
Ciências Sociais
Direitos Humanos
Empreendedorismo
Gestão de Pessoas
Pesquisa e Prática Pedagógica