Engenharia Civil na UNIFATECIE

Informações do Curso

O curso Bacharelado em Engenharia Civil da UniFatecie prepara profissionais para projetar, gerenciar e executar obras e construções. A proposta do curso é desenvolver conhecimento e a tecnologia no planejamento e desenvolvimento de obras inovadoras, sustentáveis e inteligentes, podendo atuar em empresas públicas ou privadas, no desenvolvimento de projetos de construção ou consultoria em geral.


O curso habilita o futuro engenheiro civil para atuar e gerir em diversas áreas, além dos tradicionais serviços de execução de obra e elaboração de projetos de edifícios. O objetivo principal é, criar profissionais preocupados com uma sociedade mais justa e solidaria, usando todo o seu conhecimento teórico na ajuda ao próximo.


No Mercado de Trabalho, o Engenheiro Civil pode atuar como profissional autônomo, em escritórios de planejamento e projetos, em empresas de execução de obras, em indústrias de produção de materiais de construção, em órgãos públicos, universidades e institutos de pesquisa, entre outros.


De acordo com a Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966 e com a Resolução do CONFEA nº1048, de 14 de agosto de 2013, as atividades e atribuições profissionais do engenheiro consistem em:


    Desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas e de economia mista e privada;

    Planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária;

    Estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica;

    Ensino, pesquisa, experimentação e ensaios;

    Fiscalização de obras e serviços técnicos;

    Direção de obras e serviços técnicos;

    Execução de obras e serviços técnicos;

    Produção técnica especializada, industrial ou agropecuária.

    Qualquer outra atividade que, por sua natureza, se inclua no âmbito de suas profissões.



Cadastro no e-MEC

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Ementa do Curso

Em breveO curso de Engenharia Civil da UniFatecie oferece uma matriz curricular que atende as resoluções do Ministério da Educação, aos requisitos definidos nas legislações e resoluções do conselho profissional (Sistema CONFEA/CREA) e aos conhecimentos que os egressos necessitarão no mercado de trabalho.


As Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia estão definidas na Resolução Nº 2, de 24 de abril de 2019. O curso de Engenharia Civil foi pensado para que o egresso desenvolva as competências e habilidades que se espera de um profissional capacitado para enfrentar os desafios de sua carreira.


Os conteúdos curriculares estão divididos em três grupos: básico, profissionais e específicos. As diretrizes curriculares exigem que os alunos se familiarizem com assuntos como: Administração, economia, metodologia científica, empreendedorismo, sustentabilidade, matemática, expressão gráfica, fenômeno de transportes, mecânica dos sólidos, entre outros. Tais conteúdos se enquadram no grupo básico.


Assuntos que fornecem a base para temas específicos da Engenharia Civil, como teoria das estruturas, mecânica dos solos, hidrologia, materiais de construção, hidráulica, processos construtivos, entre outras, se enquadram no grupo profissionalizante.


Já as disciplinas mais aplicadas como topografia, geoprocessamento, instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, estruturas metálicas, estruturas de madeira, concreto armado, fundações, orçamentação e gestão de obras, saneamento ambiental, estradas e pavimentações, entre outras, se enquadram no grupo específico.


Como parte da integralização das componentes curriculares, o discente ainda passará pelo desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, cumprimento do estágio supervisionado obrigatório e a realização das atividades complementares.


Todos estes conteúdos e atividades, além de outras, serão abordados ao longo dos 10 semestres do curso de Engenharia Civil da UniFatecie, articulando as legislações e necessidades profissionais ao desenvolvimento das competências e habilidades. Não tenha dúvida de que ofereceremos um curso de excelência para atender a todas as expectativas.

1º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL

Mod. 00 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO

Mod. 01 FORMAÇÃO SÓCIO CULTURAL 100

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL 100

Mod. 02 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 100

ECONOMIA 100

Mod. 03 EXPRESSÃO GRÁFICA E DESENHO UNIVERSAL 100

MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS 100

PI - INTRODUÇÃO À PROFISSÃO E EMPREENDEDORISMO 50

Mod. 04 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 100

EMPREENDEDORISMO 100

2º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL

Mod. 01 CÁLCULO 100

QUÍMICA GERAL 100

Mod. 02 GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR E VETORIAL 100

FÍSICA: ELETROMAGNETISMO, ÓTICA E TERMODINÂMICA 100

Mod. 03 TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO 100

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS 100

PROJETO INTEGRADOR 50

Mod. 04 FÍSICA: ESTÁTICA E CINEMÁTICA 100

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 100

3º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL

Mod. 01 GEOLOGIA 100

MECÂNICA DOS SOLOS 100

CÁLCULO AVANÇADO 100

Mod. 02 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 100

PROJETO ARQUITETÔNICO 100

Mod. 03 ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO 100

MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS 100

MECÂNICA DOS FLUÍDOS E HIDRÁULICA 100

PROJETO INTEGRADOR 50

Mod. 04 MECÂNICA DAS ESTRUTURAS 100

ESTRUTURAS DE CONCRETO 100

4º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL

Mod. 01 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES 100

ORÇAMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO DE OBRAS 100

Mod. 02 HIDROLOGIA 100

METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO 100

FUNDAÇÕES E OBRAS EM TERRA 100

Mod. 03 ESTRADAS E PAVIMENTAÇÃO 100

SISTEMAS DE TRANSPORTES 100

PROJETO INTEGRADOR 50

Mod. 04 INSTALAÇÕES ELÉTRICA 100

INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS E DE INCÊNDIO 100

5º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL

Mod. 01 ESTRUTURAS DE AÇO E MADEIRA 100

CONCRETO PRÉ-MOLDADO E PROTENDIDO 100

Mod. 02 ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO 100

SANEAMENTO AMBIENTAL 100

Mod. 03 TCC

ESTÁGIO

Mod. 04 TCC

ESTÁGIO


  *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.