Fonoaudiologia na UNIFATECIE

Informações do Curso

O curso de Fonoaudiologia prepara profissionais da área da saúde, mais especificamente na área da comunicação, tratando problemas da área. Entre os problemas tratados, temos gagueira, surdez, entre outras, podendo atuar em áreas distintas, assim como: audiologia, linguagem, motricidade oral, voz e escrita.


Objetivo: Preparar fonoaudiólogos capacitados para um mercado de trabalho em crescimento, habilitados para diagnosticar e prevenir problemas de comunicação e, até mesmo, doenças relacionadas a comunicação, criando e desenvolvendo programas e técnicas para tal fim.



O fonoaudiólogo está ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e seu campo pode ser bem amplo. Atualmente há uma grande busca pelo setor público na área, sendo que é um dos setores melhor remunerado. Porém muitos optam por abrirem suas próprias clínicas e se tornarem autônomos, até mesmo atendendo nas casas.


Podendo contar ainda com exames exigidos por terceiros, a fonoaudiologia é algo muito procurado por cantores, jornalistas e palestrantes, sendo que seu papel é o acompanhamento e tratamento, ensino e consultoria.


Cadastro no e-MEC

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Ementa do Curso



A seguir redigimos algumas informações sobre a estrutura de ensino do curso de fonoaudiologia para esclarecimento de dúvidas quanto à formação destes alunos:


            O curso de Fonoaudiologia da UniFatecie busca formar profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos. Nosso objetivo é que nossos egressos sejam capacitados a atuar pautados em princípios éticos tanto no campo clínico-terapêutico quanto no preventivo das práticas fonoaudiológicas.


A fonoaudiologia faz parte da área da saúde e da educação atuando na prevenção, avaliação e tratamento das alterações da comunicação humana como a voz, fala, linguagem, audição e aprendizagem.


Este campo está cada vez mais se consolidando e ganhando espaço no mercado de trabalho. Hoje o fonoaudiólogo atua tanto com o recém-nascido, identificando precocemente alterações e atrasos que poderão afetar a comunicação, quanto nas demais faixas etárias. O trabalho perpassa pela saúde de jovens e adultos, saúde da mulher e da população idosa. Há também a ação em ambientes escolares, na saúde do trabalhador e nos portadores de necessidades especiais.


O fonoaudiólogo atua, portanto, em unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios, clínicas, home care, domicílios, asilos e casas de saúde, creches e berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas, veículos de comunicação (rádio, TV e teatro) e associações. A área possui treze especialidades, dentre elas: Audiologia; Disfagia; Fluência; Fonoaudiologia Escolar/Educacional; Fonoaudiologia do Trabalho; Fonoaudiologia Neurofuncional; Gerontologia e Linguagem e a mais nova área de atuação – a Fonoaudiologia Forense. Alguns campos emergentes são aqueles relacionados a cantores, jornalistas e palestrantes, atuando no acompanhamento, tratamento, ensino e consultoria.


As disciplinas básicas ofertadas na instituição serão: Formação Sócio Cultural, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Comunicação e Expressão, Biologia Celular e Molecular, PI - Introdução à Profissão, Anatomia Humana Básica, Políticas Públicas em Saúde, Metodologia da Pesquisa, Empreendedorismo, Bases Biológicas Integradas, Fisiologia Humana, Bioquímica, Libras e Psicologia aplicada a Saúde.


Já as disciplinas específicas serão: Desenvolvimento e Comportamento Motor, Linguística aplicada a Fonoaudiologia, Física acústica, Anatomia e Fisiologia dos Órgãos da Audição e da Fala, Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, Ortodontia e Ortopedia funcional dos Maxilares, Linguística aplicada a Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia, Desvios Fonológicos, Audiologia Educacional, Voz e Estética, Dispositivo de Amplificação Sonoral Individual, Fonoaudiologia nos Distúrbios da Comunicação, Distúrbios de Motricidade Orofacial e Disfagia, Audiologia Clínica I, Fonoaudiologia Hospitalar, Métodos de Avaliação Fonoaudiológica, Diagnóstico Audiológico e Audiologia Educacional e Audiologia II.


Para a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso e preparação para a futura carreira, nos módulos finais da formação as disciplinas de estágio supervisionado serão cursadas. A carga horária de 1000 horas irá ser dividida entre os principais campos de atuação, sendo quesito obrigatório.


Ainda, finalizando a formação a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser realizada para a obtenção do grau de Curso de Bacharelado em Fonoaudiologia.

1º ANO CH (ha)

Educação a Distância: conceitos e ambientação 100

Formação Sociocultural (NOVA) 100

Sustentabilidade e Responsabilidade Social (NOVA) 100

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 100

BASES BIOLÓGICAS 100

PROJETO INTEGRADOR I 50

POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE 100

ANATOMIA HUMANA BÁSICA 100

METODOLOGIA DA PESQUISA 100

EMPREENDEDORISMO 100

2º ANO CH (ha)

Linguística I 100

FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL 100

MORFOFISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS DA AUDIÇÃO E DA FALA 100

PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO MOTOR 100

Dificuldades no Processo de Aprendizagem da Leitura e Escrita 100

PROJETO INTEGRADOR II 50

AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM 100

FÍSICA ACÚSTICA 100

Acessibilidade, metodologias ativas e assistivas 100

OTORRINOLARINGOLOGIA 100

3º ANO CH (ha)

ESTÁGIO AVALIAÇÃO 100

LÍNGUA PORTUGUESA: FONÉTICA E FONOLOGIA 100

ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES 100

VOZ E ESTÉTICA 100

DISPOSITIVOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL 100

AUDIOLOGIA EDUCACIONAL 100

DISTÚRBIOS DA MOTRICIDADE OROFACIAL 100

Língua Brasileira de Sinais - Libras 100

4º ANO CH (ha)

AUDIOLOGIA CLÍNICA E OCUPACIONAL 100

SAÚDE COLETIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE 100

PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE 100

ESTÁGIO DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 100

ESTÁGIO MOTRICIDADE OROFACIAL E HOSPITALAR 100

ESTÁGIO AUDIOLOGIA CLÍNICA E OCUPACIONAL 100

ESTÁGIO VOZ PROFISSIONAL E ESTÉTICA 100

ESTÁGIO SAÚDE PÚBLICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE 100

TCC 100


*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.