Gerontologia na UNICV
Duração:
24 meses
Habilitação:

Gerontologia na UNICV

Início:
2º Sem/2022
Modalidade:
Credenciamento:
E-mec

Sobre o Curso de

Gerontologia na UNICV

No âmbito da educação, ressalta a reestruturação do ensino superior redimensionando o seu papel no sentido de atender as novas demandas sociais no que tange as evoluções científico-tecnológicas, as transformações do mundo do trabalho, bem como do processo de organização social. Nesse sentido, a sociedade demanda de profissionais com habilidade de adaptar-se a estas constantes mudanças. No que se refere à saúde, tem-se como marco fundamental a Implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), no qual os princípios que enfatizam a promoção e prevenção da saúde, assim como a atenção primária, têm-se colocado como elementos centrais para a reorganização das políticas de saúde. As novas pesquisas que demonstram a expectativa de vida dos idosos, assim como a nova formas de atenção a essa faixa etária, o enfoque biopsicossocial e cultural, as novas tecnologias em saúde, a releitura da bioética, o impacto das novas tendências econômicas nas políticas de saúde, dentre outros. Esses fatores têm implicado em constantes redefinições das competências necessárias para a prática dos profissionais de saúde.

No contexto desta profissão de gerontologista como uma das profissões da área da saúde, tem sido apontada como uma das profissões do futuro. Esta previsão tem se respaldado na grande procura nas especializações, principalmente na perspectiva holística da formação do profissional, que vem ao encontro das demandas crescentes e atuais de saúde da população.

O perfil do profissional Gerontologista será para atendimento e cuidado do idoso, além da sua formação técnico-profissional, sua formação como cidadão participativo; trabalhar em equipe de saúde, se faz necessário em qualquer cenário de atendimento. Contudo, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ser um profissional com atuação nos programas de saúde voltados para o idoso e atuação nas políticas públicas para essa população, com atuação também em outros campos de trabalho, especialmente a Gerência e Gestão de serviços ligados a população idosa.

Objetivo

Formar profissionais na área da saúde para atendimento e acompanhamento do idoso.

Mercado de Trabalho

Trabalhar em hospitais, clinicas médicas, fisioterápicas, odontológicas, consultórios e outras instituições assistenciais do idoso, além de empreendedorismo em atendimento domiciliar.

Ementa do Curso


CST em Gerontologia 



❖ Acessibilidade e Mobilidade ❖ Anatomia, Fisiologia e Biologia ❖ Bases Biológicas e Nutricionais ❖ Bases Farmacológicas ❖ Ciências Humanas e Sociais ❖ Cuidados Paliativos ❖ Direito da Pessoa Idosa ❖ Empreendedorismo e Gerenciamento de Serviços de Atenção ao Idoso ❖ Epidemiologia e Bioestatística ❖ Ética e Bioética do Envelhecimento ❖ Exercício Físico, Lazer e Recreação ❖ Neuro Psicopedagogia ❖ Patologias Relacionadas à Pessoa Idosa ❖ Primeiros Socorros ❖ Processo do Envelhecimento ❖ Projeto Integrador - Análise e Intervenção de Campos de Atuação