História na UNIFCV
Informações do Curso
Proposta do Curso
Tem como proposta a formação de profissionais capacitados para refletir acerca dos conhecimentos teórico-metodológicos e empíricos necessários para prática docente do profissional em História. Construir, valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea. Para tal, busca formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis.
Objetivo Geral
Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.
Mercado de Trabalho
O egresso poderá atuar nas seguintes áreas: Docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio – Ao final do curso o licenciado estará apto a expor de forma didática os conteúdos aprendidos durante o curso; Cargo de diretoria ou coordenação em instituições de ensino –poderá atuar em áreas de gestão escolar; Prestação de consultoria – atuar em diversos segmentos que necessitam de avaliação relacionada a conteúdos históricos como: filmes, novelas e documentários; Pesquisa – Com temas variados, poderá trabalhar com pesquisa em institutos e universidades e produzir conteúdos relacionados ao tema como: artigos e livros. Docente: No ensino superior.
Cadastro no e-MEC
Ementa do Curso
MATRIZ CURRICULAR - VIGENTE A PARTIR DE 01/09/2019
Portaria de Autorização: MEC nº 344/2019 de 12/07/2019 - DOU 15/07/2019
Comunicação e Expressão-100h
Didática: Organização do Trabalho Pedagógico-100h
Educação a Distância – Conceitos e Ambientação-100h
Educação Especial e Inclusiva-100h
Estágio Curricular Supervisionado I - Concepção e Organização-100h
Estágio Curricular Supervisionado II - Prática Pedagógica no Fundamental-100h
Estágio Curricular Supervisionado III - Prática Pedagógica no Ensino Médio-100h
Estágio Curricular Supervisionado IV - Trabalho de Conclusão do Estágio-100h
Estrutura e Funcionamento do Ensino-100h
Ética e Responsabilidade Socioambiental-100h
Filosofia da Educação-100h
Gênero, Sexualidade e Educação-100h
História Antiga-100h
História Contemporânea-100h
História da América-100h
História da Arte-100h
História da Educação-100h
História do Brasil Colonial-100h
História do Brasil Império-100h
História do Brasil Republicano-100h
História Medieval-100h
História Moderna-100h
Introdução aos Estudos Históricos-100h
Língua Brasileira de Sinais - Libras-100h
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico-100h
Optativa-100h
Políticas Públicas na Educação Básica-100h
Povo, Cultura e Religião-100h
Prática de Ensino: Concepção e Organização-100h
Prática de Ensino: Estratégias e Tecnologias-100h
Prática de Ensino: Identidade Docente e Seus Desafios-100h
Psicologia da Educação-100h
Relações Étnico-Raciais e Responsabilidade Social-100h
Sociologia Geral-100h
-
Subtotal da Carga Horária do Curso-3400h
AAC - Atividades Acadêmicas Complementares-100h
Total da Carga Horária do Curso-3500h
-
Optativa
Acessibilidade, metodologias ativas e assistivas
Ciências Sociais
Direitos Humanos
Gestão de Pessoas
Pesquisa e Prática Pedagógica