História na UNIFCV

Informações do Curso

Proposta do Curso

Tem como proposta a formação de profissionais capacitados para refletir acerca dos conhecimentos teórico-metodológicos e empíricos necessários para prática docente do profissional em História. Construir, valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea. Para tal, busca formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis.

 

Objetivo Geral

Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.

 

Mercado de Trabalho

O egresso poderá atuar nas seguintes áreas: Docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio – Ao final do curso o licenciado estará apto a expor de forma didática os conteúdos aprendidos durante o curso; Cargo de diretoria ou coordenação em instituições de ensino –poderá atuar em áreas de gestão escolar; Prestação de consultoria – atuar em diversos segmentos que necessitam de avaliação relacionada a conteúdos históricos como: filmes, novelas e documentários; Pesquisa – Com temas variados, poderá trabalhar com pesquisa em institutos e universidades e produzir conteúdos relacionados ao tema como: artigos e livros. Docente: No ensino superior.

Cadastro no e-MEC

emec.png

Ementa do Curso

MATRIZ CURRICULAR - VIGENTE A PARTIR DE 01/09/2019
Portaria de Autorização: MEC nº 344/2019 de 12/07/2019 - DOU 15/07/2019

 

Comunicação e Expressão-100h

Didática: Organização do Trabalho Pedagógico-100h

Educação a Distância – Conceitos e Ambientação-100h

Educação Especial e Inclusiva-100h

Estágio Curricular Supervisionado I - Concepção e Organização-100h

Estágio Curricular Supervisionado II - Prática Pedagógica no Fundamental-100h

Estágio Curricular Supervisionado III - Prática Pedagógica no Ensino Médio-100h

Estágio Curricular Supervisionado IV - Trabalho de Conclusão do Estágio-100h

Estrutura e Funcionamento do Ensino-100h

Ética e Responsabilidade Socioambiental-100h

Filosofia da Educação-100h

Gênero, Sexualidade e Educação-100h

História Antiga-100h

História Contemporânea-100h

História da América-100h

História da Arte-100h

História da Educação-100h

História do Brasil Colonial-100h

História do Brasil Império-100h

História do Brasil Republicano-100h

História Medieval-100h

História Moderna-100h

Introdução aos Estudos Históricos-100h

Língua Brasileira de Sinais - Libras-100h

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico-100h

Optativa-100h

Políticas Públicas na Educação Básica-100h

Povo, Cultura e Religião-100h

Prática de Ensino: Concepção e Organização-100h

Prática de Ensino: Estratégias e Tecnologias-100h

Prática de Ensino: Identidade Docente e Seus Desafios-100h

Psicologia da Educação-100h

Relações Étnico-Raciais e Responsabilidade Social-100h

Sociologia Geral-100h

 - 

Subtotal da Carga Horária do Curso-3400h

AAC - Atividades Acadêmicas Complementares-100h

Total da Carga Horária do Curso-3500h

 - 

 

Optativa

Acessibilidade, metodologias ativas e assistivas

Ciências Sociais

Direitos Humanos

Gestão de Pessoas

Pesquisa e Prática Pedagógica