Matemática na UNIFCV

Informações do Curso

Proposta do Curso


O curso de Matemática – Licenciatura busca contribuir para a formação de profissionais conscientes e capazes de promover as potencialidades humanas. Proporcionar aos acadêmicos as condições para que acompanhem as exigências do mundo atual, oferecendo-lhes um ensino de qualidade, com produção de conhecimento científico e tecnológico, promovendo a qualificação do ensino por meio da oferta de projetos e programas a serem desenvolvidos nas escolas da região através de políticas de ensino, pesquisa e extensão.


Este curso irá oferecer um expressivo embasamento conceitual (de conhecimentos matemáticos e pedagógicos), oportunizando aos licenciados o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à capacidade de organização, planejamento, iniciativa, criatividade, capacidade de pesquisa e adaptabilidade exploradas e incentivadas, etc., atender às demandas regionais e nacionais.


O curso interagirá com as escolas da Educação Básica, a partir do desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa, propondo ações que contribuam para a formação continuada dos professores das redes de ensino – públicas e privadas.


 


Objetivo Geral


O curso de Matemática – Licenciatura, comprometido em concretizar a missão institucional da UniFCV, tem por objetivo geral formar profissionais para exercer a docência na Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com sólida formação nas áreas de Educação, Educação Matemática e Matemática, assumindo uma postura investigativa e comprometida com a qualidade do ensino e da aprendizagem matemática.


 


Mercado de Trabalho


O licenciado em matemática pela UniFCV – tem seu mercado de trabalho destinado prioritariamente para escolas particulares e públicas de Ensino Fundamental – séries finais e Ensino Médio. Assim como, atuar em instituições profissionalizantes ou preparatórias para concursos. Além disso, como bem sugere as competências do perfil do egresso, o curso promove um amplo e sólido conhecimento nas áreas de educação, educação matemática e matemática oportunizando, assim, um campo de trabalho nas áreas científicas, tecnológicas e instituições financeiras.


Deste modo, há a possibilidade de o egresso continuar seus conhecimentos acadêmicos através da pós-graduação nos cursos de mestrado em educação, ensino/educação matemática, matemática pura ou aplicada, modelagem matemática, estatística, economia, nas engenharias, entre outros.

Cadastro no e-MEC

emec.png

Ementa do Curso

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA

  

Filosofia da Educação100h   

Comunicação e Expressão100h   

Didática: Organização do Trabalho Pedagógico100h   

Políticas Públicas da Educação Básica100h   

Filosofia da Matemática100h   

Novas Tecnologias da Educação100h   

Metodologia do Ensino de Matemática100h   

Ciências Exatas100h   

Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Fundamental100h   

Matemática Elementar100h   

Álgebra100h   

Geometria Analítica100h   

Estágio Supervisionado: Ensino fundamental séries iniciais100h   

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico100h   

Álgebra Linear100h   

Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio100h   

Estágio Supervisionado: Ensino fundamental séries finais100h   

Raciocínio Lógico100h   

Cálculo Diferencial e Integral100h   

Desenho Geométrico100h   

Probabilidade e Estatística100h   

Análise Matemática100h   

Grandeza e Medidas100h   

Estágio Supervisionado: Ensino Médio100h   

Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Superior100h   

Trabalho de Curso100h   

Pesquisa de Campo – Estudo de caso100h   

Estágio Supervisionado: Ensino Superior100h   

Modelos Matemáticos de Equações Diferenciais100h   

Evolução do Pensamento Matemático100h   

Língua Brasileira de Sinais – Libras100h   

Educação Especial e Inclusiva100h   


SUB TOTAL3200h   

TOTAL3200h   


Optativa – Empreendedorismo100h   

Atividades Complementares