Nutrição na UNIFATECIE

Informações do Curso

O curso de Nutrição UniFatecie,  com um olha atual, é voltado para uma boa alimentação, visando a  melhoria na saúde das pessoas, criando hábitos alimentares que  viabilizam esta proposta, promovendo ainda a qualidade dos alimentos  dentro de restaurantes e refeitórios.

Cadastro no e-MEC

emec.png

Ementa do Curso



A seguir redigimos algumas informações sobre a estrutura de ensino do curso de nutrição para esclarecimento de dúvidas quanto à formação destes alunos:


O nutricionista formado pela UniFatecie terá um perfil generalista, humano e crítico. Nossos egressos serão capacitados a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Estes profissionais contribuirão para a melhoria da qualidade de vida sempre pautados em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.


O profissional é habilitado para atuar em diversas áreas e na UniFatecie todas elas terão atenção durante a formação acadêmica. Assim, nossa grade curricular foi pensada para proporcionar aos alunos a capacidade de atuar nas três grandes áreas da nutrição: clínica, saúde coletiva e na alimentação coletiva.


Hoje a formação se preocupa também com setores de atuação que estão emergentes como o atendimento home care, consultorias e assessorias nutricionais, comércio de dietas especializadas, atendimentos em nutrição estética, na indústria de alimentos e na nutrição esportiva. Além disso, nossas atividades poderão proporcionar ao aluno as bases para a carreira no ensino, pesquisa e extensão.


Durante o curso ofertamos o diferencial de formar nossos alunos com conhecimento complementares como para gestão de negócios, marketing de alimentos, gastronomia e nutrição comportamental.


Para essa formação, o aluno irá estudar disciplinas básicas de formação complementar como Formação Sócio Cultural, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Comunicação e Expressão, Biologia Celular e Molecular, PI - Introdução à Profissão, Anatomia Humana Básica, Políticas Públicas em Saúde, Metodologia da Pesquisa, Empreendedorismo, Bases Biológicas Integradas, Anatomia Humana, Bioestatística.

Outras disciplinas de formação básica, mas que objetivam o entendimento do corpo humano e seu funcionamento serão ofertadas ao início do curso, tais como: Patologia Geral, Fisiologia Humana, Parasitologia e toxicologia de alimentos, Bioquímica, Microbiologia Básica e Farmacologia.


Teremos também componentes curriculares destinados ao entendimento dos alimentos, como são constituídos e quais as transformações ocorridas durante o seu processamento. São eles Técnica dietética, Análise, composição e bioquímica de alimentos,  Microbiologia de alimentos e Tecnologia e marketing na produção de alimentos.


Mais especificamente para a atuação em clínica o aluno cursará os componentes: Nutrição e dietética, Avaliação Nutricional, Nutrição clínica e dietoterapia I, Nutrição clínica e dietoterapia II, Educação alimentar e nutrição comportamental, Alimentos funcionais e nutrição esportiva, Nutrição clínica e dietoterapia III e Nutrição materno infantil.


A área de alimentação coletiva será trabalhada mais profundamente nas disciplinas de Gestão de Unidades Produtoras de Refeições, Planejamento de Unidades Produtoras de Refeições e Higiene e Legislação Sanitária dos Alimentos.


Já a saúde coletiva será foco principal nos componentes Saúde Coletiva, Políticas públicas em nutrição e Segurança alimentar e nutricional e Epidemiologia.


Para a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos no curso e preparação para a futura carreira, ao fim da formação as disciplinas de estágio supervisionado serão cursadas. A carga horária de 900 horas irá ser dividida em igualmente nas três grandes áreas e  também será possibilitado ao aluno realizar o estágio em áreas completares à estas de seu interesse.


Ainda, finalizando a formação a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser realizada para a obtenção do grau de Curso de Bacharelado em Nutrição.

1º ANO CH (ha)

Educação a Distância: conceitos e ambientação 100

Formação Sociocultural 100

Sustentabilidade e Responsabilidade Social 100

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 100

BASES BIOLÓGICAS 100

PROJETO INTEGRADOR I 50

POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE 100

ANATOMIA HUMANA BÁSICA 100

METODOLOGIA DA PESQUISA 100

EMPREENDEDORISMO 100

2º ANO CH (ha)

SAÚDE COLETIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE 100

FISIOLOGIA HUMANA 100

MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA 100

BIOQUÍMICA 100

PROJETO INTEGRADOR II 50

NUTRIÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO ALIMENTAR 100

IMUNOLOGIA BÁSICA 100

BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL 100

FARMACOLOGIA 100

PARASITOLOGIA GERAL 100

3º Ano

PATOLOGIA GERAL E CLÍNICA 100

BROMATOLOGIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 100

SEGURANÇA ALIMENTAR E BASES DA TÉCNICA DIETÉTICA 100

PLANEJAMENTO DE CARDÁPIO 100

PROJETO INTEGRADOR III 50

GESTÃO A & B 100

NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL 100

UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO I 100

NUTRIÇÃO CLÍNICA E DIETOTERAPIA I 100

4º ANO CH (ha)

TCC 100

UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO II 100

NUTRIÇÃO CLÍNICA E DIETOTERAPIA II 100

ESTÁGIO I - UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO - UAN 100

ESTÁGIO II - NUTRIÇÃO CLÍNICA 100

ESTÁGIO III - NUTRIÇÃO SOCIAL 100


*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.